1970 / 1980 info
1979 / 1980 Instalações performativas na ESBAL
1. Filme 35mm P&B, Ilford FP4, ISO 125. Nikon F2 c/ Nikkor-UD 20mm f/3.5
2. Slides 35mm, filme Kodak Ektachrome.
3. Filme slides 35mm, Kodak Ektachrome.
4. Filme 35mm P&B, Kodak Tri-X, ISO 400.
Série de trabalhos centrados na geometria do corpo humano e da sua interacção com o espaço envolvente.
O Corpo imóvel no espaço lê os limites deste e projecta linhas imaginárias como que fazendo um “scan” estático, fotográfico, do volume e dos elementos físicos presentes: matéria, luz, som.
O espaço é pontuado por elementos que marcam e acentuam a progressão em profundidade: espaço, tempo, movimento.
A medida do corpo. Exploração de espaços mínimos, a mecânica do corpo, antropometria / ergonomia.
A captação de imagens em sequência como modo de introduzir o tempo e o movimento no diaporama.
Câmara estática, plano fixo. Câmara em travelling vertical. Câmara em travelling circular.
1. Filme 35mm P&B, Ilford FP4, ISO 125. Nikon F2 c/ Nikkor-UD 20mm f/3.5
2. Slides 35mm, filme Kodak Ektachrome.
3. Filme slides 35mm, Kodak Ektachrome.
4. Filme 35mm P&B, Kodak Tri-X, ISO 400.
Série de trabalhos centrados na geometria do corpo humano e da sua interacção com o espaço envolvente.
O Corpo imóvel no espaço lê os limites deste e projecta linhas imaginárias como que fazendo um “scan” estático, fotográfico, do volume e dos elementos físicos presentes: matéria, luz, som.
O espaço é pontuado por elementos que marcam e acentuam a progressão em profundidade: espaço, tempo, movimento.
A medida do corpo. Exploração de espaços mínimos, a mecânica do corpo, antropometria / ergonomia.
A captação de imagens em sequência como modo de introduzir o tempo e o movimento no diaporama.
Câmara estática, plano fixo. Câmara em travelling vertical. Câmara em travelling circular.
1978 / 1980 Sequências no exterior, Lagoa de Albufeira, Cascais, Guincho.
1. Slides 35mm, filme Kodak Ektachrome. Nikon F2 c/ Nikkor-UD 20mm f/3.5
2. Slides 35mm, filme Kodak Ektachrome.
3. Slides 35mm, filme Kodak Ektachrome.
Série de trabalhos centrados na geometria do espaço, na geometria da imagem e nas possibilidades oferecidas pela geometria do enquadramento.
Projecção cónica, cubos desenhados no espaço.
Ao percorrer o espaço o corpo usa o pensamento para construir uma ideia que resulta da combinação da informação dos sentidos com a ideia prévia dos elementos geométricos primitivos, ponto, recta, plano, espaço.
Leitura do espaço ortogonal como se se tratasse de um “scan”, um varrimento tridimensional.
Reconhecimento de padrões, mapa de orientações.
A captação da sequência de imagens e a posterior composição correspondem à planificação e montagem no discurso cinematográfico.
Simetria, justaposição, rotação, associação, a composição dá origem a uma imagem abstracta, em que não há uma intenção narrativa específica.
Existe no entanto uma complexidade, um texto, que permite uma leitura, uma exploração visual que se desenrola no espaço e no tempo.
Exploração das qualidades formais do enquadramento, o Horizonte.
A linha do horizonte é usada como elemento polarizador da composição.
Nesta sequência o enquadramento é planificado antes da captação das imagens, a posterior montagem obedece ao critério geométrico adoptado como estratégia conceptual.
1. Slides 35mm, filme Kodak Ektachrome. Nikon F2 c/ Nikkor-UD 20mm f/3.5
2. Slides 35mm, filme Kodak Ektachrome.
3. Slides 35mm, filme Kodak Ektachrome.
Série de trabalhos centrados na geometria do espaço, na geometria da imagem e nas possibilidades oferecidas pela geometria do enquadramento.
Projecção cónica, cubos desenhados no espaço.
Ao percorrer o espaço o corpo usa o pensamento para construir uma ideia que resulta da combinação da informação dos sentidos com a ideia prévia dos elementos geométricos primitivos, ponto, recta, plano, espaço.
Leitura do espaço ortogonal como se se tratasse de um “scan”, um varrimento tridimensional.
Reconhecimento de padrões, mapa de orientações.
A captação da sequência de imagens e a posterior composição correspondem à planificação e montagem no discurso cinematográfico.
Simetria, justaposição, rotação, associação, a composição dá origem a uma imagem abstracta, em que não há uma intenção narrativa específica.
Existe no entanto uma complexidade, um texto, que permite uma leitura, uma exploração visual que se desenrola no espaço e no tempo.
Exploração das qualidades formais do enquadramento, o Horizonte.
A linha do horizonte é usada como elemento polarizador da composição.
Nesta sequência o enquadramento é planificado antes da captação das imagens, a posterior montagem obedece ao critério geométrico adoptado como estratégia conceptual.
1980 Instalação / Performance na Praia da Adraga, Sintra.
Slides 35mm, filme Kodak Ektachrome. Nikon F2 c/ Nikkor-UD 20mm f/3.5
Série de exposições multiplas em contraluz, a imagem do corpo no plano frontal.
Movimentos do corpo no eixo antero-posterior e deslocação lateral com intervalos de tempo idênticos.
Câmara estática, plano fixo.
Slides 35mm, filme Kodak Ektachrome. Nikon F2 c/ Nikkor-UD 20mm f/3.5
Série de exposições multiplas em contraluz, a imagem do corpo no plano frontal.
Movimentos do corpo no eixo antero-posterior e deslocação lateral com intervalos de tempo idênticos.
Câmara estática, plano fixo.
1973 Construções usando materiais descartados, embalagens de EPS (esferovite), embalagens de acondicionamento de ovos PET (plástico transparente).
Estratégia compositiva, adição, justaposição.
Estratégia compositiva, adição, justaposição.