Bem-vindo a ZUZO. ZUZO é um jogo.
Em ZUZO não há finalidade, há uma MATRIZ.
Há regras que definem e condicionam as possibilidades de acção em cada momento como em todos os jogos.
REGRAS EM ZUZO EM 2015
NÃO’s
Podemos falar em Arte em ZUZO? Não!
Podemos falar no Belo em ZUZO? Não!
Podemos falar na Razão em ZUZO? Não!
Podemos falar em Gosto em ZUZO? Não!
Podemos falar em Paixão em ZUZO? Não!
Podemos falar em Desejo em ZUZO? Não!
Podemos falar em Verdade em ZUZO? Não!
Podemos falar em Intemporalidade em ZUZO? Não!
SIM’s
Podemos dizer que o séc. XXI é o século do cérebro em ZUZO? Sim!
Podemos destacar a importância da neurogénese em ZUZO? Sim!
Podemos dizer que a estimulação das estruturas neuronais existentes ou em formação aumenta a densidade dessas mesmas ligações em ZUZO? Sim!
Podemos relacionar a densidade e velocidade de formação de novas ligações neuronais com a idade em ZUZO? Sim!
Podemos falar em estruturas neuronais preferênciais em ZUZO? Sim!
Podemos dizer que em grande parte a construção dessas redes preferênciais é fruto de estimulação logo uso/treino em ZUZO? Sim!
Podemos dizer que a construção dessa matriz de redes e estruturas neuronais determina o modo de pensar, de sentir, condicionando as nossas escolhas em ZUZO? Sim!
Podemos dizer que em grande parte somos responsáveis pela construção dessa matriz em ZUZO? Sim!
Podemos falar em plasticidade dessa matriz em ZUZO? Sim!
Podemos alterar essa matriz durante a nossa vida em ZUZO? Sim!
TALVEZ
Podemos alterar a velocidade/densidade de criação de novas ligações neuronais independentemente da idade em ZUZO?
Não por enquanto.
Podemos evitar que estímulos exteriores condicionem/alterem a construção da nossa própria matriz em ZUZO?
Não por enquanto.
Ficamos inevitavelmente ligados ao tempo em que construímos a nossa matriz neuronal de base em ZUZO?
Sim por enquanto.
Podemos alterar os mecanismos fundamentais de que a Natureza nos dotou de modo a garantir a sobrevivência do indivíduo ou da espécie?
Não por enquanto.
O TABULEIRO DE JOGO
Cada jogador, entidade Corpo/Mente uma vez inserido no contentor Espaço/Tempo deve observar os seguintes aspectos do que lhe aparece como sendo a realidade.
O contentor de jogo é o Espaço/Tempo. O jogador é a entidade Corpo/Mente.
Cada jogador deve jogar com a sua própria matriz e confrontá-la permanentemente com a matriz em que decorre o jogo.
Como em ZUZO o jogador é a unidade corpo/mente, não existe diferença entre real e virtual, Espaço Real e Espaço Virtual, ou entre Tempo Real e Tempo Virtual.
Em ZUZO não há Arquitectura, há Estruturas Espaciais, reais se experimentadas pelo corpo, virtuais se experimentadas pela mente.
Em ZUZO não há Música, há Estruturas Sonoras, intencionais se construidas com essa finalidade, não intencionais se apenas percebidas pelo jogador.
Em ZUZO para cada acto de jogo admitem-se dois sentidos opostos. O jogador pode criar algo intencionalmente (movimento centrífugo, de dentro para fora) ou pode observar algo e considerá-lo de uma outra perspectiva ou em um outro contexto (movimento centrípeto, de fora para dentro).
Em ZUZO a Dança e o Desenho são entendidas como expressões do movimento do corpo no espaço.
Em ZUZO o Tempo é matéria de trabalho.
Em ZUZO o Espaço é matéria de trabalho.
Em ZUZO a deslocação do corpo em relação ao espaço ou do espaço em relação ao corpo, são matéria de trabalho.
Há que ter presente que o movimento é sempre relativo. Não existe nada imóvel no Universo. O jogador é um corpo sobre um planeta que realiza 14 movimentos diferentes, roda sobre si próprio a 1600Km/h (aprox.), roda em torno do Sol a 107000Km/h, roda em torno do centro da Galáxia a cerca de 1000000Km/h, a Via Láctea afasta-se das outras galáxias a 300000Km/s, etc...
Em ZUZO a leitura de padrões é matéria de trabalho.
Em ZUZO o instinto de sobrevivência é matéria de trabalho.
Em ZUZO a consciência é matéria de trabalho.
OBJECTIVO
Em ZUZO não há objectivo, o jogo joga-se pela necessidade de jogar.
Cada jogador ao jogar com a sua própria matriz terá objectivos diferenciados.
Cada jogador deverá aumentar o seu grau de consciência das regras do seu próprio jogo até ao limite do possível em cada momento.
A Matriz ZUZO não é fixa, é uma matriz deslizante que se modifica em cada momento ao ser confrontada com a alteração das condições de produção de enunciados / imagens em cada instante.
Em ZUZO há que ter presente que a estimulação de estruturas neuronais determina a morfogénese dessas mesmas estruturas, “neurons who fire together wire together”, mecanismo aparentemente simples mas que determina a visão de mundo específica de cada matriz, o respectivo modo de sentir, de entender a realidade, de existir.
O processo de interacção com o mundo depende da estimulação dessas estruturas que por sua vez são continuamente formadas/modificadas por essa mesma estimulação.
É um círculo, a activação do sistema dá-se quando o sistema é exposto aos estímulos para os quais foi desenhado/construído, "wired".
A experiência extática acontece quando grande número de estruturas são activadas em simultâneo, disparando a “onda inundante” de A. Damásio.
CRÍTICA
Em ZUZO uma liberdade deambulatória é reclamada, o caminho é assumidamente incerto titubeante e não linear, o erro é entendido como profícuo, o rigor excessivo como algo a evitar, a especulação como estimulante, no entanto, observa-se em ZUZO um desfasamento entre a reflexão crítica e a prática levada a cabo.
O trabalho é anacrónico, é antigo, não há uma experimentação consentânea com o pensamento crítico contemporâneo.
Em ZUZO a vontade de activar as estruturas mais profundas ligadas aos mecanismos da sobrevivência, sobrepõe-se à responsabilidade intelectual ignorando o veloz desenrolar dos mais diversos discursos disciplinares.